Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

ISO? Abertura?? Exposição???

Se você nem imagina o que significam estas "coisas"... então recomendo a leiutura. Descobrir para que servem, que diferença causam, é importante para tirar melhores fotos. Então vamos aos fatos:

ISO:

ISO, quando usado para filmes fotográficos, também é chamado de ASA, e representa a sensibilidade que o filme tem à luz.
Nas câmeras digitais, tem a mesma função.
Ou seja, quanto maior o valor do ISO, mais sensível à luz é a câmera.
Mas o que isso quer dizer?
Bom, sensibilidade, quer dizer, que é necessária menor quantidade de luz para iluminar a foto, pois o sensor/filme é capaz de fotografar mesmo com pouca luz.
Então devo utilizar o maior valor ISO que minha câmera suporta?
Não é bem assim. Quando você aumenta a sensibilidade do sensor, um efeito colateral pode ser percebido nas fotos, que é o ruído. São pequenos pontos coloridos espalhados pela imagem, fazendo com que esta ofereça menor nitidez, perca a definição de cores, e fique, muitas vezes, ruim. Em alguns casos, o ruído é desejado, caso um efeito de nostalgia queira ser adicionado, mas isto pode ser feito em algum programa de edição no computador, depois.
Melhor ver, que ler!
Abaixo, uma sequência, representando o efeito da alteração do ISO. Neste caso, todas as configurações da câmera foram mantidas fixas, a única alteração entre as fotos, foi o ISO.

 Nas imagens acima, é possível ver a diferença entre elas, a imagem em ISO 1600 ficou bem mais clara que a imagem em 80, neste tamanho, não se percebe perda de qualidade nas fotos.
Mas, se observarmos mais de perto, a qualidade muda bastante. Abaixo, uma sequência um pouco diferente. Aqui, foi alterado ISO, e a câmera tratou de ajustar o tempo de exposição para que todas as imagens ficassem com praticamente a mesma iluminação. Foi feito um corte em todas as imagens para mostrar um pouco mais de detalhes.
Agora, com esta aproximação, observa-se porque devemos conhecer os limites de nosso equipamento.
Estas fotos foram tiradas com uma CANON SX10 IS. É uma câmera da categoria das ultrazoom, possui sensor semelhante às compactas que são as mais vendidas por aí. Este tipo de sensor, pelo seu tamanho e características, costuma apresentar um ruído alto.
Existem as câmeras SLR, que possuem sensores maiores e características construtivas diferentes, o que melhora sua eficiência em ISO alto. Abaixo uma foto com uma T2i em iso 3200.

Então... uma SLR em ISO 1600 tem desempenho parecido com ISO 200/400 de uma compacta em alguns casos.
Logo mais, eu explico o pouco que sei sobre tempo de exposição e abertura de diafragma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário