Pesquisar este blog

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fotos panorâmicas, como fazer com qualquer câmera!!!

Você está cansado daquele seu amigo que tem uma câmera Sony, com aquele maravilhoso recurso Panorama te enchendo????

Pois bem, saiba que fotos panorâmicas podem ser feitas em casa, usando o Adobe Photoshop ou algum outro programa encontrado na internet (alguns são gratuitos). A Canon, manda o programa Photo Stitch no CD que acompanha suas câmeras, basta instalar.

Mas o que são fotos Panorâmicas?

Bom, são aquelas fotos "alongadas", capturando muitas vezes 180 ou até 360 graus do campo de visão, onde podemos registrar uma vista ampla, um ambiente, etc.

São pouco aplicadas, para imprimir requerem tamanhos especiais, mas se tornaram febre principalmente após o Boom das Sony com este recurso. Claro, através de software, o efeito não é tão fácil de conseguir quanto nestas câmeras, mas a qualidade é equivalente.

Um exemplo:
A foto acima, é uma montagem de 6 fotos, exibindo um quarto, formando uma vista de 180 graus. (Clique para ver em tamanho maior).

Mas, como fazer?

Primeiro, tire as fotos:
- Pode usar qualquer câmera, mesmo um celular funciona.
- Não altere demais os ajustes de luminosidade entre as imagens.
- Tire a primeira foto, então, movimente a câmera horizontalmente para tirar a próxima foto, note na sequência de fotos que eu usei abaixo que eu tento sobrepor partes das imagens, o software corrige isto.
- Procure se manter imóvel, segure a câmera bem firme e gire apenas o tronco, pare, tire outra foto, e gire mais um pouco. Quanto menos movimento vertical, melhor.
- Faça várias fotos, até que registre toda a paisagem/quadro que deseja. Quanto mais fotos, melhor o resultado final, mas também será mais demorado para o programa montar.

Abaixo, todas as fotos que usei na panorâmica:

Note a sobreposição utilizada, usei mais de 50% nesta sequência. A inclinação de algumas fotos foi corrigida pelo programa, assim como o movimento das águas. Quanto menos objetos se movendo, melhor.

Em seguida, abra o Adobe Photoshop e selecione a opção Photomerge:

Aberta a caixa do Photomerge, selecione as imagens que deseja usar para a montagem, marque as 3 opções para correção de distorções e clique em OK.

Então, a caixa se fecha e o programa irá processar por algum tempo (dependerá do tamanho das imagens e da velocidade de seu computador).
Após algum tempo, o resultado final será este:

Mas a imagem fica "torta", não preenche todo o quadro.
Para corrigir, use a ferramenta de seleção, escolha uma parte da imagem que ocupe o maior espaço possível, e no menu "Image" selecione a opção "Crop".
Pronto!
O resultado ficará conforme abaixo:

Uma montagem como esta, ficará com um tamanho muito grande se usar fotos de alta resolução, mas o resultado ficará melhor.
Se estiver muito grande, escolha a opção "Resize" no menu "Image" e diminua o tamanho da mesma.

CLIQUE NAS IMAGENS DESTE TÓPICO PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR.

Espero que gostem.

Abraços!

Bom proveito!