Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Bem vindo à família Canon!

Olá!

Continuando do assunto anterior, agora é hora de saber quem será a sucessora da família de compactas Sony.

Bom, após pesquisar muito, algumas características da Canon me surpreenderam, mas, acredito que a maior delas, foi o estabilizador ótico de imagens, os relatos dos proprietários dos modelos da série S me animavam cada vez mais. De repente, me peguei aprendendo o que era tempo de exposição, e descobri que minhas fotos tiradas com as Sony, sempre que com tempo inferior à 1/60 segundos, saíam tremidas. Nas fotos das Canon, eu vi fotos em 1/15 s nítidas, não estavam tremidas, e ainda foram tiradas com zoom!!!

Bom... eu tinha que comprar uma Canon! E só consegui comprar 3 modelos depois, uma CANON SX10 IS.

10 Megapixel, visor articulável, cartão de memória de 8 gb, controles manuais, e um incrível zoom ótico de 20X. Ahhh... e com estabilizador ótico. Sonho realizado!
Mas e agora?
Coloquei a câmera em automático (só sabia tirar fotos assim), e as primeiras delas não ficaram grande coisa. Cansei de tirar foto do meu quarto testando as funções, acho que foram umas 1000 fotos.
O zoom é fantástico! Dá pra pegar aquele pássaro que está na árvore do terreno vizinho, aqui, duas fotos, tiradas do mesmo local:
Esta foi sem zoom

E esta, com zoom.

As duas fotos estão sem edição nenhuma... do jeito que saíram da câmera!

Ahhh... o estabilizador de imagem, realmente funciona! Eu, que nunca tive mãos firmes, agora consigo tirar algumas fotos que antes não conseguia! Fotos em ambientes com pouca luz, e sem flash!
Mas como isso funciona?
Exitem 2 tipos, basicamente nas Sony, o sistema é instalado no sensor da câmera. Nas Canon, Nikon, e outras, é implementado diretamente na objetiva. Vou explicar o sistema da Canon.
Uma objetiva de câmera é composta por diversas lentes, numa câmera com establizador de imagem, existem sensores (piezoelétricos) que analizam a vibração da câmera. Através da análise, pequenos motores instalados dentro da objetiva movimentam uma ou mais lentes de forma que esta vibração seja anulada. Parece uma coisa de outro mundo! E é!!! Veja abaixo:
Foto com o IS (Image Stabilizer) Ligado

Foto com o IS (Image Stabilizer) Desligado
Claro que a mão do fotógrafo também faz diferença, de nada adianta você estar balançando a câmera como se estivesse montado em uma britadeira! Mas, após uma vez, você não quer mais sem. Ainda mais em câmeras com grande zoom.

Voltando à câmera!

Poxa... mas comprei essa baita câmera, cheia de controles e menus novos, pra não usá-los?
Hora de começar a pesquisar novamente.
Minha preferência sempre foi o Digiforum, desde a época da W-50, fiquei um tempão sem acesar, mas voltei com a SX-10.
Hora de reaprender! Uma lista de coisas que eu não sei pra que servem, siglas que não me dizem nada, vamos fazer uma lista:

- ISO
- Tempo de exposição
- Abertura de diafragma (diafragma?)
- DOF
- Comprimento focal
- Balanço de branco
- Métodos de medição de foco e luz
- E outras coisas mais...

Bom... tem muito assunto pela frente... aguardem os próximos capítulos!

Iniciando

Olá Visitante!

Nunca usei blog, e esta primeira experiência dependerá do número de visitantes, vontade, tempo disponível, idéias, etc...
Então... começamos pelo começo!
Muitos de nós nos transformamos com uma câmera fotográfica na mão. Começam a surgir idéias, novos ângulos, experiências com luzes, sejam elas naturais ou não.
Porém, a alegria de registrar dezenas ou até mesmo centenas de fotos em uma tarde pode facilmente tornar-se uma decepção quando as fotos são visualizadas em um monitor (caso das digitais) ou em papel (revelações/impressões).
Porque???
Na ânsia de fotografar, você se preocupou com o alinhamento? E com o foco? Verificou ISO, Abertura, Tempo de Exposição, Balanço de Branco??? Nem sabe o que é isso? Sua câmera não tem essa função???

Por isso quero compartilhar minhas experiências com vocês!

Já tive algumas câmeras digitais (as analógicas foram pouco usadas por mim), mas, até hoje, passei por apenas duas marca: Sony e Canon.

Minha primeira experiência com uma câmera digital, foi com uma câmera sony P-32.
Não lembro de nenhuma imagem excepcional registrada com essa Sony. Mas para fotos da família, ela serviu muito bem.
Ela não tinha zoom ótico, digital eu não uso, quem sabe um dia comente isso, possuía um flash razoável, usava pilhas, paguei uma fortuna, preço de uma dSLR de entrada trazida do Paraguay hoje. Mas como paguei em 12 "suaves" prestações, pareceu um bom negócio.

Serviu para festas de aniversário, viagens de família, seu cartão de 64 mb não fazia milagres, mas, na época, conseguia tirar muitas fotos, sem precisar descarregar, era ótima! Usei bastante, mas nunca me preocupei em aprender o que era realmente fotografar.

Me resumi a apertar o botão e registrar, descarregar no PC quando o cartão enchia, e começar tudo denovo. Aprendi, depois de uns dias, que dava pra fazer um pré-foco apertando o botão até a metade.

Com boa iluminação, as imagens eram boas, pra mim, na época, sensacionais, como eram comum sairem fotos fora de foco, ou tremidas, tirava umas 3 fotos de cada assunto, assim, perdia poucas fotos. E haja HD!
Depois de uns 3 anos com essa câmera, resolvi melhorar as coisas, pela metade do preço da P-32, comprei uma Sony W-5. Agora eu tinha zoom!!!!! A felicidade durou pouco, roubaram ela uns 4 meses depois de comprada! Uns 2 anos depois, descobri que ela tinha alguns controles manuais, nunca tinha usado. Mas eu tinha gostado. Até estava comigo quando dei PT no carro!


Já que foi roubada e eu gostei de ter zoom, resolvi comprar outra Sony, sabe como é... a gente se acostuma com a marca... então... uma Sony W-50 se tornou o novo membro da família.

A W-50 foi comprada com um super-mega-ultra-incrível cartão de 512 mb de memória!!!! Nossa... agora eu podia tirar muitas fotos... e ainda sobrava espaço para filmar!
Essa eu usei bastante! Carregava ela no bolso o tempo todo... afinal... ela é pequena... pouco maior que um celular! A bateria dura bastante... controles manuais? Eu ainda não sei o que são, nem pra que servem.
Ahhhh... a P-32 pifou... não aceita mais cartões de memória. Desmontei ela um tempão depois, ainda deve estar em alguma gaveta.
No Astra Club até me chamavam de fotógrafo oficial dos encontros, a compacta fez sucesso. E carregá-la no bolso não lhe fez bem. Está cheia de riscos, algumas partes cromadas descascaram, recentemente, apareceu uma mancha no centro das fotos, em algumas fotos nem percebe-se, mas ela está lá. Provavelmente fungo.
Mas esta Sony me trouxe realmente ao mundo da fotografia, muitas fotos estavam ficando ruins, o flash dela tem alcance muito curto, e eram raras as fotos que saiam boas quando utilizava o zoom. Num ponto foi bom, li bastante, aprendi sobre zoom, ISO, abertura, exposição, etc. Mas e daí? A câmera não tinha nenhum controle manual, não dava pra fazer nada! Fotos em iso alto, ficam sem cores, desbotadas.
Da P-32 para esta W-50, aumentou a resolução, ganhei 3X de zoom, perdi em flash, e outras mudanças como formato, tamanho, peso, bateria, etc.
Mas as fotos não melhoraram tanto, tentei adquirir alguma técnica, usar melhor a luz, segurar melhor a câmera, usar o flash para preenchimento, modo macro, etc. Li muito, muito mesmo, mas não pude aplicar muitos conceitos por falta de equipamento.


Entre estas pesquisas, apaixonei por um modelo específico, eu queria uma Canon S3 IS... Meu Deus! Ela tem um sistema de estabilização ótico de imagem, vários ajustes manuais, um zoom inimaginável para mim! Mas faltou dinheiro, continuei (e continuo até hoje) com a W-50... Mas um dia eu compro uma S3!!! Saiu a S5... agora eu quero essa!!!! Também não deu!!!

Essa Sony, aos trancos e barrancos, ainda carrego quando preciso de uma câmera pequena, a bateria dela, é a mesma há uns 5 anos, e ainda tira mais de 200 fotos com uma carga, além dos riscos, ralados, descascados, e tudo isso que é culpa minha, seu único defeito é essa mancha na lente. Mas ainda é uma companheira dedicada.


Assim encerra a história das Sony's! Não penso em comprar outra, hoje, ela não se encaixaria em meu perfil, mas não deixa de ser uma boa câmera para quem quer uma compacta automática.

No próximo post, inicia-se a era Canon! Aguardem e comentem!