Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Luz e fotografia

Já que foto é basicamente controlar a incidência da luminosidade de uma cena sobre um sensor, então, algumas coisas podem fazer diferença para a fidelidade das cores.

O Balanço de Branco, é uma dessas coisas.

Mas que raios é isso?
Balanço de Branco, ou White Balance, aparece na maioria das câmeras como WB. Pode ficar em modo automático, ou podemos escolher manualmente.
Quando em automático, a câmera tenta identificar a iluminação local e ajustar as cores conforme esta análise. Algumas câmeras são muito eficientes nesta análise, mas, muitas vezes, podem errar, e as cores não ficam como gostaríamos. Então, uma solução é escolher entre as opções disponíveis e observar qual representa melhor as cores reais da cena.



As opções mais comuns são estas, podendo variar um pouco de acordo com a câmera, mas nada como imagens para representar melhor:

Automático:
Daylight (Luz do dia):
Shade (Sombra):
Cloudy (Nublado):
Tungsten light (Luz incandescente):
White fluorescent light (Luz fluorescente branca):
Flash:
Nos testes, o ambiente é iluminado por lâmpadas incandescentes, a luz não é muito boa, mas nota-se que em modo automático, o resultado é muito semelhante ao modo de Luz incandescente.
Mas, este ajuste pode ser usado quando deseja-se cores diferentes na imagem, não precisando fazer isto no photoshop depois.
Existe também um modo customizado, na T2i, basta tirar uma foto de uma folha branca, sob a luz local, entrar no menu e escolher esta foto como o padrão de branco. A câmera irá tomar esta tonalidade como padrão.

Métodos de medição de luz

Definir qual objeto da cena é prioritário em foco ou luminosidade faz grande diferença, principalmente quando a câmera está em modo automático, mas como fazer?
Existem alguns modos que variam conforme o modelo da câmera, alguns utilizam mais pontos para medir, outros, menos. Mas o princípio de funcionamento é bastante semelhante.

Evaluative: A câmera mede a luminosidade me diversos pontos, e tenta achar um equilíbrio, mantendo toda a imagem com boa iluminação.

Partial: Mede apenas alguns pontos em metade da imagem..

Spot: Apenas o ponto central é usado para medir.

Center-weighted: É calculada uma média dos pontos no centro da imagem

Este recurso é muito útil quando luzes estão por detrás dos objetos ou pessoas a serem fotografadas, as vezes, ficam escuros, pois a câmera tenta equilibrar a luz, para não haver "estouros". Então, escolher um método correto para a situação ajuda.