Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Bem vindo à família Canon!

Olá!

Continuando do assunto anterior, agora é hora de saber quem será a sucessora da família de compactas Sony.

Bom, após pesquisar muito, algumas características da Canon me surpreenderam, mas, acredito que a maior delas, foi o estabilizador ótico de imagens, os relatos dos proprietários dos modelos da série S me animavam cada vez mais. De repente, me peguei aprendendo o que era tempo de exposição, e descobri que minhas fotos tiradas com as Sony, sempre que com tempo inferior à 1/60 segundos, saíam tremidas. Nas fotos das Canon, eu vi fotos em 1/15 s nítidas, não estavam tremidas, e ainda foram tiradas com zoom!!!

Bom... eu tinha que comprar uma Canon! E só consegui comprar 3 modelos depois, uma CANON SX10 IS.

10 Megapixel, visor articulável, cartão de memória de 8 gb, controles manuais, e um incrível zoom ótico de 20X. Ahhh... e com estabilizador ótico. Sonho realizado!
Mas e agora?
Coloquei a câmera em automático (só sabia tirar fotos assim), e as primeiras delas não ficaram grande coisa. Cansei de tirar foto do meu quarto testando as funções, acho que foram umas 1000 fotos.
O zoom é fantástico! Dá pra pegar aquele pássaro que está na árvore do terreno vizinho, aqui, duas fotos, tiradas do mesmo local:
Esta foi sem zoom

E esta, com zoom.

As duas fotos estão sem edição nenhuma... do jeito que saíram da câmera!

Ahhh... o estabilizador de imagem, realmente funciona! Eu, que nunca tive mãos firmes, agora consigo tirar algumas fotos que antes não conseguia! Fotos em ambientes com pouca luz, e sem flash!
Mas como isso funciona?
Exitem 2 tipos, basicamente nas Sony, o sistema é instalado no sensor da câmera. Nas Canon, Nikon, e outras, é implementado diretamente na objetiva. Vou explicar o sistema da Canon.
Uma objetiva de câmera é composta por diversas lentes, numa câmera com establizador de imagem, existem sensores (piezoelétricos) que analizam a vibração da câmera. Através da análise, pequenos motores instalados dentro da objetiva movimentam uma ou mais lentes de forma que esta vibração seja anulada. Parece uma coisa de outro mundo! E é!!! Veja abaixo:
Foto com o IS (Image Stabilizer) Ligado

Foto com o IS (Image Stabilizer) Desligado
Claro que a mão do fotógrafo também faz diferença, de nada adianta você estar balançando a câmera como se estivesse montado em uma britadeira! Mas, após uma vez, você não quer mais sem. Ainda mais em câmeras com grande zoom.

Voltando à câmera!

Poxa... mas comprei essa baita câmera, cheia de controles e menus novos, pra não usá-los?
Hora de começar a pesquisar novamente.
Minha preferência sempre foi o Digiforum, desde a época da W-50, fiquei um tempão sem acesar, mas voltei com a SX-10.
Hora de reaprender! Uma lista de coisas que eu não sei pra que servem, siglas que não me dizem nada, vamos fazer uma lista:

- ISO
- Tempo de exposição
- Abertura de diafragma (diafragma?)
- DOF
- Comprimento focal
- Balanço de branco
- Métodos de medição de foco e luz
- E outras coisas mais...

Bom... tem muito assunto pela frente... aguardem os próximos capítulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário