Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Maior Lua em 18 anos!!!

Aproveitando o fenômeno em que a lua está na menor distância em relação à Terra nos últimos 18 anos, resolvi tirar umas fotos. Na verdade este ápice será amanhã (dia 19/03/11), conforme notícias que encontrei:

Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, divulgou o site português Ciência Hoje. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar.
A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.

 Como não sei se irei lembrar disto amanhã, por enquanto posto as fotos de hoje:


A primeira, no final da tarde, e a segunda no início da noite.
As fotos foram tiradas com a T2i + 55-250IS, eu recortei a imagem em uns 50% do tamanho total (250mm não aproxima tanto assim). Ajustei um pouco o Levels no Photoshop pois havia um pouco de ruído no céu escuro.

Vamos todos registrar este momento!!!

Abraços!