Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Flash Oloong Speedlight SP-680

Então, resolvi comprar um brinquedo novo, arrisquei e investi em um flash externo chinês, escolhi por este modelo:
Escolhi por possuir as características abaixo:
- E-TTL (Faz medição automática utilizando dados da câmera)
- Cabeça giratória e articulada (gira 270 graus na horizontal e 90 graus na vertical)
- Possui fotocélula para disparo escravo

Também tem cartão rebatedor e refletor wide integrado, basta puxar.
Possui entrada para PC-sync e Powerpack, suporte para utilizar em bancada, display LCD para ajustes da potência do flash, bolsa para transporte, etc.

Fiz alguns testes bem básicos, ainda preciso aprender a utilizar o flash, nunca gostei do flash embutido na câmera, para o teste, utilize a visão da minha janela para o meu jardim.
O prédio ao fundo da foto está a uns 35 metros de distância.

Para os testes, deixei a abertura e exposição fixos (abertura máxima e exposição 1/60s), alterando apenas o ISO, deixando o ajuste do flash na posição "0".
A lente utilizada foi a Canon 10-22@10mm.
Primeiro, tirei fotos com o flash embutido:
ISO100

 ISO200

ISO400

ISO800

ISO1600

ISO3200

ISO6400

Note que ocorre a sombra da lente, devido à posição baixa do flash embutido, e a formação de reflexo pelas gotículas do ar.

Agora os testes com o Oloong.
Deixei o mesmo com ajuste em "0", e a cabeça com flash apontado diretamente para frente, tal como o flash embutido funciona.

ISO100

ISO200 

ISO400 

ISO800 

ISO1600 

ISO3200 


ISO6400 

Pelo que percebi, há uma distribuição muito melhor da luz, além da potência ser maior, mesmo em ISO100, também, sem saber o motivo, percebi menor formação dos reflexos nas gotículas, porém há alguma formação de flares na lente angular, devido à potência e posição do flash.

Este teste é um caso extremo, objetos a longas distâncias, sem um "teto" para refletir a luz, algo que poucas pessoas utilizarão.

Ainda realizarei testes indoor, porém ainda preciso de tempo e oportunidades, já gostei do resultado em fotos macro, é possível direcionar a luz, mesmo utilizando a lente a 30cm do objeto, bastando alguns ajustes para não "estourar".

O flash funcionou muito bem em modo SLAVE, onde utilizei o flash da câmera, e o sensor do flash disparou o mesmo automaticamente, possibilitando iluminar o objeto através de dois flashes, quem sabe ainda compro mais um. hehehehehhe

Para quem pretende gastar pouco, é um produto que recomendo, apesar de apenas algumas horas de uso, gostei do material utilizado na fabricação, a cabeça giratória é fácil e suave para movimentar, não ficando "solta". 
Há uma base para colocar o mesmo em pé sobre qualquer superfície plana, e nesta há rosca para fixar no tripé. os botões são  bem posicionados, display de fácil leitura, exibindo apenas as informações necessárias.

Há uma luz vermelha de AF, para auxílio do foco automático da câmera, porém, este é um ponto que não gostei, pois esta é fraca, e acende por breves instantes, talvez eu é que tenha que me acostumar. 

O flash é bem grande, praticamente do tamanho do corpo da T2i, esticado, fica até maior. Utiliza 4 pilhas AA, que ainda não testei quanto à autonomia.

Mas, por menos de 25% do preço de um flash Canon, você pode ter este produto, que quebra um galho em muitas situações.

Quando eu realizar maiores testes, coloco aqui para vocês.

Aceito sugestões para testes e comparativos.

Obrigado
Abraços.