Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Comprimento focal??? Zoom??? Hã???

- Minha câmera tem 15X de zoom e 4X de zoom digital. No total, tenho 60X. A sua tem quantos?
- A objetiva da minha câmera é 55-250mm.
- Hã?

Uma conversa dessas, já deve ter ocorrido. Mas, o que quer dizer esse monte de números e medidas?

Estamos acostumados a definir o poder de aproximação de uma câmera pelo número de zoom (3X, 10X, 20X...). Mas, esta é uma convenção um tanto confusa, pois duas câmeras com 10X de zoom podem ter alcances diferentes. Como?
Na imagem acima, podemos ver na coluna da esquerda, o comprimento focal real, e na coluna da direita, o equivalente em 35mm. Esta é a objetiva da Canon SX10 quando está na posição de zoom máximo 560mm.

Primeiro é preciso entender sobre comprimento focal. Esquecendo as aulas de física, que eu só gostava da parte onde tratava de eletricidade, é melhor falar de forma mais simples.
Temos um sensor, e um conjunto de lentes, quanto mais longe a lente está do sensor, mais ampliada será a imagem projetada sobre ele.

Devido à diferentes tamanhos de sensores de câmeras, para padronização, em câmeras compactas e ultrazoom (não SLR), costuma-se converter em um valor equivalente ao filme 35mm. Nas SLR, coloca-se o valor da lente, mas existe um fator para converter o tamanho do sensor para o 35mm. Neste caso, FATOR DE CROP, nas Canon 1.6, nas Nikon 1.5 (multiplica-se o valor da lente pelo fator de crop para obter o real comprimento focal), nas SLR Full Frame, o sensor tem o tamanho de um filme 35 mm, por isso não necessita conversão.

Por exemplo, na Canon SX10 suas características apresentam um comprimento focal (comparado com o 35mm) de 28-560 mm. Ou seja, se compararmos com um filme em 35mm, a SX10 apresenta um ângulo mais aberto quando na posição mínima de zoom. E na posição máxima é 20 vezes superior aos 28mm. Por isso, dizem que a SX10 tem 20X de zoom. Umas fotos para demonstrar:
























Assim fica fácil de observar a diferença, a aproximação é bem grande, e com distorções aceitáveis.
Então, se você comprar uma câmera, observe não só quantos X de zoom ela tem, mas se também é informado em mm, o comprimento focal, assim, fica mais fácil definir que tipo de câmera você quer.
Eu gostei muito do comprimento 28mm, outras câmeras, já começam com 35mm, então, em fotos de ambientes pequenos, ou aquelas fotos onde você resolve esticar o braço e fazer um auto-retrato, fica mais fácil pegar uma área maior com um comprimento menor.

Em SLR, você pode trocar as lentes, mas é semelhante. Apenas atentar, ao FATOR DE CROP da câmera, como eu falei acima. No caso da Canon T2i, é de 1.6. Então, com uma objetiva 18mm, o comprimento mínimo é 28,8, quase igual ao da SX10. Uns exemplos:

Podemos obervar que no caso da lente da T2i, em 18mm, é equivalente aos 28mm da SX10, e em 55mm, equivalente aos 85mm. Fazendo as contas, obtêm-se valores proximos.


E o zoom DIGITAL?

Zoom digital, nada mais é, que um corte da imagem original, ou seja, a câmera tira a foto em resolução máxima, e recorta um pedaço para parecer uma ampliação. Mas isso, você mesmo pode fazer em qualquer programa de edição de imagens. Existem também algumas câmeras, que realizam zoom digital, mas mantêm o tamanho da imagem, o que é traduzido em uma imagem com bastante distorção, prejudicando a qualidade.
Eu não costumo utilizar o zoom digital por este motivo, sempre tiro fotos na resolução máxima da câmera, e quando preciso de mais ampliação do que as lentes foram capazes, eu recorto em algum programa.