Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Testes do Tubo de Extensão

 Faltou no teste de macros, um utilizando tubos de extensão.


Como expliquei, é um tubo (geralmente composto de várias partes para ajustar a distância) que é colocado entre a lente e a câmera.


Câmera com a lente do kit (18-55IS) + tubo extensor com as partes 2 e 3.

Tubo extensor desmontado.

Como na foto, são 5 partes... as duas abaixo, se encaixam na lente e na câmera, e as 3 acima, numeradas, vão entre elas, aumentando ou reduzindo a distância entre a lente e a câmera, sendo assim, são 9 combinações possíveis.
Fiz alguns pequenos testes, não tinha nada muito original para registrar, mas ficam as imagens para um comparativo.
Clássica: 1 Real - 18-55 @ 55mm + Tubo partes 1+2+3

  
Controle remoto - 18-55 @ 55mm + Tubo partes 1+2+3


Caneta - 18-55 @ 55mm + Tubo partes 2+3


Refrigerante - 18-55 @ 55mm + Tubo partes 2+3

Clique nas fotos para observar em tamanho maior.

A dificuldade em utilizar os tubos extensores, com lentes que não são manuais (não há controle de abertura na lente) é justamente controlar a abertura e o foco. Quando se retira a lente da câmera, interrompemos os contatos eletrônicos, e a lente vai para sua abertura máxima. Com abertura máxima, a profundidade de campo (DOF) fica muito curta, dificultando o foco. Para utilizar a lente com aberturas menores, com a lente na câmera, eu coloco a abertura no valor que eu desejo (neste caso f/22), e pressiono o botão de "DOF Preview", que fica próximo à lente, na frente da câmera. Com este botão pressionado, pressiono o botão para retirar a lente, e removo a mesma. Pronto! A lente está fora da câmera, e a abertura da mesma permanece em f/22. Agora só montar o conjunto com o tubo extensor. Neste caso, a câmera fica com a mensagem E00 no display, pois não reconhece a lente (tubo). Com a objetiva muito fechada, pouca luz entra pela lente, quando olhamos pelo visor, a imagem está muito escura, então, é mais fácil, tanto para visualizar, quanto para focar (o foco deve ser feito manualmente) usar o modo Live View, ou seja, visualizando a imagem pelo display da câmera. A iluminação agora também é um problema, em dias de sol, não há maiores problemas, mas, na falta de luz, convêm usar um tripé.
Existem tubos de extensão com os contatos elétricos, mas estes são muito caros, e eu não tenho nenhum para teste.
Quando se usa um tubo de extensão, a distância entre a lente e o objeto passa a ser muito pequena, algumas vezes, só há foco a milímetros da lente, outras vezes, não dá pra focar, como se usarmos o tubo completo, com as 3 partes e a lente em 18 mm, o ponto de foco está "dentro da lente", então, nem encostando neste, conseguimos foco.
Mas, em 55 mm, já dá para ficar a uns 8 cm do objeto, e se usar outra lente, como a 55-250IS, dá pra usar em 250mm e uns 50cm do objeto, com grande ampliação.

Espero que gostem e comentem.

Abraço!

18 comentários:

  1. Rafael, gostei muito do seu blog! Você aborda todos os temas de maneira construtiva e simples, muito bom para os que ainda não dominam esse mundo da fotografia. Outro ponto muito bacana é tratar o assunto com humildade, coisa que muitos fotógrafos(profissionais ou não) esquecem de fazer...
    Ganhou um novo seguidro! hehe
    até mais

    ResponderExcluir
  2. Rafaaaaa
    Adorei! Nem sabia que vc tinha blog... Vi no orkut...

    (*;

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael. Parabéns pelo Blog! Os posts são bem didáticos.
    Gostaria de saber a marca de seus tubos de extensão, e se possível, o valor que pago por eles. Pesquisei os tubos da marca Kenko para Canon EOS EF/EF-S (12+20+36mm), que possuem contatos eletrônicos mas são bem caros, cerca de R$650,00 no Brasil.
    Tenho uma Rebel XTi e agora quero comprar uma T2i. Qual a sua avaliação dessa câmera?
    Abraço
    Carlos Marcelo Ribeiro
    www.BIOphotos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!
    Este tubo que uso, acho que nem marca tem, é bem genérico, comprado da china. Possuo 2 conjuntos, até estou vendendo um deles por R$ 50,00. Mas você encontra em lojas de fotografia. Com contatos eletrônicos, é muito mais caro, a vantagem deles, é poder mudar a abertura da lente, sem os contatos, você tem que selecionar a abertura, pressionar o "DOF Preview" e remover a lente com o botão pressionado.
    Dá mais trabalho, mas o custo é muit maior.

    ResponderExcluir
  5. Olá, li suas dicas porque comprei um tubo de extensão também, mas a minha camera nao permanece com a mesma abertura quando eu desconecto, você sabe porque? Deixei pressionado o DOF e tirei mas ela muda para 00

    ResponderExcluir
  6. Olá...

    Sim... ela aparece como 00, mas, se observar a lente, percebe a diferença.

    Remova ela com uma abertura grande, e uma pequena, quando remover, observe que o obturador fica mais aberto ou mais fechado.

    Como não há interligação entre os contatos da lente e da câmera, a câmera não consegue "ler" qual a abertura atual da lente, assim como foco, estabilizador de imagem, etc., por isso estas funções ficam desativadas e aparece o 00.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Rafael, parabéns pelo blog! Também sou um curioso da fotografia, fotografei bastante com película e tubos extensores! Comprei para minha Nikon D60 um jogo desses mas ainda não tive tempo para usá-los. Valeu amigo, qualquer dúvida te procuro. Abç, Hallison Castro (Blog: olhodeferro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma Nikon D-5100 e comprei este tubo extensor e comprei uma lente de 105mm para fotos macro da Nikon e tive este problema da foto ficar escura. Que botar eu tenho que apertar na minha cÂmera. Vc sabe me informar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    A imagem fica escura mesmo, usando o viewfinder, para poder ver melhor, tire a foto usando a tela de lcd da câmera.

    ResponderExcluir
  10. Me ajudou muito, agora estou co dificuldade de tirar o tubo da lente. Obrigado por sua disposição de informar.

    ResponderExcluir
  11. hahah tambem estou com esse problema, como se retira o tubo da lente???

    ResponderExcluir
  12. Pra tirar o tudo basta puxar aquele pino. Nao puxar pra cima, mas pra trás! Apanhei bastante pra descobrir isso tbm. Hehe

    ResponderExcluir
  13. Essa dica do DOF foi "galaxial". Muito boa mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Comprei esse tubo extensor para minha Nikon d3200 mais quando coloco o tubo fica tudo escuro, como devo fazer? Me ajudem. Abs

    ResponderExcluir
  15. Onde fica esse DOF na Nikon d3200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as nikon não possuem o DOF. Para fazer com Nikon, vc tem que travar o diafragma na própria lente, utilizando objeto para travá-la.

      Excluir
  16. Caro gostei da dica sobre retirar a lente pressionando o DOF porém o manual da canon nos diz que não é recomendável retirar as lentes com a câmera ligada, acho que esse procedimento pode estragar o sensor. Que você recomenda para controlar a abertura , só os extensores com sensor de contato certo? que não são nada baratos.

    ResponderExcluir