Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mas, e agora? A imagem está cheia de ruído!

Eu já havia me deparado com esta pergunta diversas vezes.
Quando não há luz suficiente, o flash não fica legal, seja pelos objetos reflexivos na cena, pela distância, ou por qualquer outro motivo, e você não tem o que fazer, o jeito é aumentar o ISO. Mas, como já foi visto, isto aumenta também o ruído na imagem capturada. Especialmente nas compactas.

Desenterrei uma imagem tirada com a minha ex SX-10IS:
SX10IS - ISO 400 - f/2.8 - 1/8s - 28mm

A diferença entre a SX10 e a T2i é enorme, uma imagem em ISO 3200 da SLR não tem tanto ruído como essa ISO 400 da SX. Mas, graças aos amigos do Digiforum, descobri o plugin para o photoshop Denoize, da Topaz. Este plugin remove o ruído nas fotos, justamente o que precisamos.
Claro que não há milagre, o programa precisa tentar modificar aqueles pontos coloridos que estão estragando a imagem para que tomem a cor que deveriam. Algumas informações da imagem podem ser perdidas, mas eu gostei muito do efeito.
Nada como ver para crer!



Fiz um recorte da imagem acima (clique na imagem para ver em tamanho maior) e apliquei o filtro em metade da mesma, pode-se ver claramente a diferença entre as duas, e o resultado é satisfatório.
A foto, no geral não está boa, a velocidade baixa (1/8s) sem usar tripé deixou a foto um pouco tremida, mas o objetivo é visualizar o efeito da remoção do ruído, e isto pode-se perceber muito bem.

Muito interessante o recurso, de instalação fácil, vira um item a mais no menu "FILTER", do photoshop, apliquei a opção pré-definida do programa, de maior intensidade de remoção, justamente para comparar, mas pode ser customizado ao "gosto do cliente", bastando ajustar os parâmetros que desejar.

Neste caso, usei a opção "JPEG STRONG", que resulta na maior redução de ruído, mas também pode apresentar maior perda de detalhes, como bordas, pequenos objetos e contornos das imagens.

Espero que gostem, e, encontrando mais algum plugin interessante, trago aqui.

Abraços!

Um comentário:

  1. Dica muito massa essa, pois uma coisa que me chateia e que é muito nítido em qualquer câmera que não SLR. Tenho muitas fotos legais, mas aquele maldito ruído denigre a qualidade. Vou testar essa parada do filtro no Photoshop CS5 que acabei de instalar no meu note e vamos ver o que consigo de bons resultados.
    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir