Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

O mundo da macrofotografia!

Agora vou falar de um assunto que gosto bastante, e que tenho aprendido um pouco a cada tentativa...

Macrofotografia, ou macro, são fotos de objetos pequenos, transformadas em grandes imagens. A cada foto, um mundo novo se abre... um exemplo?


Os detalhes de uma pequena formiga, e os outros bichos estranhos (quem souber o que é, me conte), impressionam, pois alguns detalhes não são vistos a olho nú. Esta foto, foi tirada com a SX10IS, em modo Macro, sem nenhum acessório nela.

Mas o que é o "modo Macro"???
O modo Macro, nas câmeras, permite à câmera, focar objetos que estão muito próximos da lente, no caso da SX10, esta distância é de até 0cm. Isto quer dizer que se eu colocar a formiga sobrea a lente, a câmera é capaz de realizar o foco, e possiblita uma foto com grande ampliação.

Mas, já vi muitas, diversas, inúmeras vezes, pessoas utilizando o "modo Macro" de forma errada.
Para saber que o modo macro está ativado, as câmeras compactas exibem um ícone no display, na maioria delas, é o desenho de uma flor.

O problema ocorre, quando se utiliza o modo macro, em situações de fotos normais, pois quando você seleciona este modo em algumas câmeras, elas são capazes de focar em distâncias muito pequenas, mas são incapazes de focar em distâncias maiores. E já presenciei pessoas usando este modo numa festa de aniversário, na tela, aparentemente as fotos estavam OK, mas ao passar para o computador, todas as fotos estavam desfocadas, aí, a solução é fazer a festa denovo para poder registrar direito, ou perder horas tentando ajeitar no photoshop, isso quando é possível. Então, mesmo que você não use o modo macro de sua câmera, leia no manual como você consegue ativá-lo, e o mais importante, desativá-lo. Nas Sony, existe uma tecla que você pressiona para ligar e desligar, e muitas vezes é acionada sem intenção.

E quais são as dificuldades em fazer este tipo de foto?
Bom, a principal, como em qualquer outra foto, é a iluminação, ainda mais devido à necessidade de se aproximar demais do assunto da foto, fazemos sombra sobre este, e o flash, muitas vezes, não resolve. Soluções alternativas sempre são bem vindas, como algo que possa refletir o flash da câmera para o assunto a ser fotografado.

Outra dificuldade é a proximidade necessária. Quando fotografamos insetos, por exemplo, e precisamos nos aproximar demais, é bem provável que eles vão embora. Algumas câmeras permitem zoom no modo macro, outras não, outras, permitem apenas o uso parcial (caso da SX10).

O problema é que ao registrarmos belas fotos, queremos sempre mais, registrar detalhes menores, e alguns acessórios podem facilitar nossa vida.
Esta foto, por exemplo:


Os detalhes desta mosca, seu olhos, pelos, são impressionantes, e foram registrados pela SX10, porém, neste caso, utilizei uma lente acoplada na mesma. A lente que utilizo é uma Raynox DCR-250. É uma espécie de lente de aumento, na verdade, uma associação de algumas lentes, que, além de aumentar o objeto fotografado, tem um outro efeito ainda melhor. Com esta lente, podemos utilizar todo o zoom da câmera (os 20X da SX10), e a câmera consegue focar objetos que estão a aproximadamente 16 cm da lente. Claro que isto tem um custo. Com a lente, o foco é bastante limitado, e o DOF, fica curtíssimo, precisando de aberturas menores (causando menor passagem de luz), e a distância de foco fica limitada. Para conseguir focalizar o assunto, deve-se colocar a câmera no modo de focagem manual, travar o foco no infinito, e aproximar e afastar a câmera do assunto, até que apareça bem definido e focado na tela.
Esta operação, normalmente é complicada, e leva um certo tempo até se adaptar e aprender qual a distância certa onde a câmera e lente conseguem focar. Mas os resultados valem a pena.
Algumas fotos com a SX10 + Raynox 250...









A grande quantidade de fotos de aranhas tem 2 motivos:
Primeiro, que elas são interessantes, existem vários tipos, possuem detalhes interessantes, nunca havia prestado atenção nisso antes, aliás, sempre detestei.
Segundo, elas ficam muito tempo paradas. Esperando suas presas, fingindo de mortas, etc... o que nos dá tempo de tirar muitas fotos, testar ângulos, regulagens, focar, refocar, conferir, etc.
Para treino, não achei melhores!

Existem outros métodos, tipos de lentes ou filtros, também preciso fazer testes com a T2i, mas, fica para o próximo capítulo...

9 comentários:

  1. Acho que meu comentario nao foi enviado, mas ok bora escrever de novo.
    Nem posso dizer que sou inciante em fotografia porque acredito que eu seja bem menos do que isso, tenho uma sx10 e ainda muitas duvidas e difilcudades no manuseio dela, li seus posts e me ajudou bastante. Muito obrigado mesmo! Com certeza voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que está ajudando... continue seguindo, logo trago mais alguma coisa.
    A SX10 é uma câmera excelente... aprendi muito com ela... só estou me desfazendo da minha pois com a T2i não irei utilizá-la muito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa explicação e considerações bem adequadas para o momento de troca entre uma compacta para uma DSLR.

    Sobre as formigas, os outros bichinhos são ninfas, elas sugam a seiva da planta e produzem néctar, as formigas ficam perto das ninfas para comer o néctar e em troca oferecem sua proteção contra predadores ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael, estou começando no mundo da fotografia e a macro sempre me impressionou... comprei recentemente uma t2i aproveitando a ida da namorada aos EUA. Porém não tinha/tenho conhecimento sobre lentes e filtros, porém andei pesquisando sobre raynox dcr 250 e pelo que vi de algumas fotos suas, ela consegue dar uma boa ampliada e chegar a resultados muito interessantes... vi algumas no mercado livre por R$350,00 e gostaria de saber se este é o preço médio deste tipo de lente. E parabéns pelo blog, com certeza voltarei mais vezes. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Obrigado pelos comentários.

    Até semana passada eu tinha 2 DCR-250 para venda, mas já acabaram. Vendi a R$ 285,00.

    Devo receber em breve mais duas. Talvez em uns 20 dias.

    Se quiser, deixe seu e-mail ou me envie no meu (rafaeljc@ymail.com) que eu posso te avisar quando chegar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafael td bem?? Tenho uma Canon Sx40 e a lente Raynox DCR-250, só q estou com um problema e procurando no Google cheguei até seu blog. O problema realmente é na focagem para q eu consiga tirar fotos de insetos, flores e coisas pequenas com a riqueza de detalhes que a Raynox DCR-250 ajuda, vi q vc fala que é necessário colocar a câmera no Modo de Focagem Manual e travar o Foco no Infinito.
    O Modo de Focagem Manual que vc se refere é o mesmo que fica na parte nessa sequência [Macro - Normal - Focagem Manual] independente do modo que eu escolher né, seja ele Auto, M, C1, C2, P ?????
    E esse "travar o Foco no Infinito", ainda não entendi oq é isso rs, vc pode tirar essas dúvidas por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema,vc conseguiu,pode me ensinar?obrigado.

      Excluir
  7. Olá.
    Focar com as SX e a Raynox é um pouco difícil, mas quando você pegar o jeito, acostuma e vai parecer um pouco mais fácil.
    O foco manual nas SX, você tem que pressionar o botão ao lado da tela que tem um "MF e uma flor", e deixar em MF, acredito que é onde você especificou (Macro-Normal-MF), então, você irá girar o botão que tem ao redor deste que você pressionou, e irá aparecer no display uma barra com a distância do foco que vai de alguns cm até o infinito (um oito deitado). É só girar o dial no sentido horário até que fique em infinito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Rafael, é exatamente isso msm como vc disse o modo d Travar o Foco no Infinito, quanto a focalizar a imagem perfeitamente vai realmente d pegar a prática, isso é algo que virá com o tempo treinando. Muto obrigado.

    ResponderExcluir