Escolhi por possuir as características abaixo:
- E-TTL (Faz medição automática utilizando dados da câmera)
- Cabeça giratória e articulada (gira 270 graus na horizontal e 90 graus na vertical)
- Possui fotocélula para disparo escravo
Também tem cartão rebatedor e refletor wide integrado, basta puxar.
Possui entrada para PC-sync e Powerpack, suporte para utilizar em bancada, display LCD para ajustes da potência do flash, bolsa para transporte, etc.
Fiz alguns testes bem básicos, ainda preciso aprender a utilizar o flash, nunca gostei do flash embutido na câmera, para o teste, utilize a visão da minha janela para o meu jardim.
O prédio ao fundo da foto está a uns 35 metros de distância.
Para os testes, deixei a abertura e exposição fixos (abertura máxima e exposição 1/60s), alterando apenas o ISO, deixando o ajuste do flash na posição "0".
A lente utilizada foi a Canon 10-22@10mm.
Primeiro, tirei fotos com o flash embutido:
ISO100
ISO200
ISO400
ISO800
ISO1600
ISO3200
ISO6400
Note que ocorre a sombra da lente, devido à posição baixa do flash embutido, e a formação de reflexo pelas gotículas do ar.
Agora os testes com o Oloong.
Deixei o mesmo com ajuste em "0", e a cabeça com flash apontado diretamente para frente, tal como o flash embutido funciona.
ISO100
ISO200
ISO400
ISO800
ISO1600
ISO3200
ISO6400
Pelo que percebi, há uma distribuição muito melhor da luz, além da potência ser maior, mesmo em ISO100, também, sem saber o motivo, percebi menor formação dos reflexos nas gotículas, porém há alguma formação de flares na lente angular, devido à potência e posição do flash.
Este teste é um caso extremo, objetos a longas distâncias, sem um "teto" para refletir a luz, algo que poucas pessoas utilizarão.
Ainda realizarei testes indoor, porém ainda preciso de tempo e oportunidades, já gostei do resultado em fotos macro, é possível direcionar a luz, mesmo utilizando a lente a 30cm do objeto, bastando alguns ajustes para não "estourar".
O flash funcionou muito bem em modo SLAVE, onde utilizei o flash da câmera, e o sensor do flash disparou o mesmo automaticamente, possibilitando iluminar o objeto através de dois flashes, quem sabe ainda compro mais um. hehehehehhe
Para quem pretende gastar pouco, é um produto que recomendo, apesar de apenas algumas horas de uso, gostei do material utilizado na fabricação, a cabeça giratória é fácil e suave para movimentar, não ficando "solta".
Há uma base para colocar o mesmo em pé sobre qualquer superfície plana, e nesta há rosca para fixar no tripé. os botões são bem posicionados, display de fácil leitura, exibindo apenas as informações necessárias.
Há uma luz vermelha de AF, para auxílio do foco automático da câmera, porém, este é um ponto que não gostei, pois esta é fraca, e acende por breves instantes, talvez eu é que tenha que me acostumar.
O flash é bem grande, praticamente do tamanho do corpo da T2i, esticado, fica até maior. Utiliza 4 pilhas AA, que ainda não testei quanto à autonomia.
Mas, por menos de 25% do preço de um flash Canon, você pode ter este produto, que quebra um galho em muitas situações.
Quando eu realizar maiores testes, coloco aqui para vocês.
Aceito sugestões para testes e comparativos.
Obrigado
Abraços.
Muito bom o post Rafael, obrigado por postar.
ResponderExcluirAbraços.
Obrigado. Abraço
ResponderExcluirOlá Rafael! Tudo bem?
ResponderExcluirMuito bom seus post!
Estou pensando em comprar este modelo para usar junto com a Canon 60D. Com certeza tem um ótimo custo/benefício. Também parece ter quase todos os recursos do original Canon
O que mais você pode dizer sobre este produto? Como ele está depois de alguns meses de uso? Como é a construção dele(aguenta o tranco)? Consume muita bateria? Pode confiar nele para um evento
Segue o link do produto
http://www.dealextreme.com/p/sp-690-universal-2-0-lcd-flash-speedlite-speedlight-for-canon-nikon-dslr-4xaa-105817
Obrigado e aguardo resposta
Roberto
Olá.
ResponderExcluirGostei muito do produto, comprei no site do link que você indicou.
Não utilizei muito, não tenho tirado muitas fotos, ainda mais com flash, mas ao utilizar por umas 100 fotos seguidas, não notei descarga da bateria, acredito que passa tranquilo de 300 com uma carga de pilhas recarregáveis.
O material empregado na construção, acredito que seja um pouco inferior ao Canon, mas ainda assim achei muito bom, O meu ainda está perfeito, e vem com uma capa protetora muito boa e prática.
Acho que vale muito a pena a compra, especialmente se você precisa de um flash e tem pouco dinheiro para investir.
Abraço.
Rafa, eu também comprei um flash igual ao seu no Dealextreme, e digo que fiz a compra meio que com a pulga atrás das orelhas, mas jé que esta na merda, por que não jogá-la pro alto.kkk. Quando recebi o equipamento digo que fiquei bem impressionado, pois espera algo meio Tron, porém me deparei com um equipamento muito bem acabado, e que passa tranquila sensação de robustez. Bom, eu fiz varios disparos com ele, e digo que precisei regular as cores da camera, mesmo atenuando a potencia dele... em ambiente fechado as fotos ficaram incriveis, porem nao me entendi muito com ele em ambiente escuro, acho que nao encontrei timing dele e digo mais, ele esquenta pra burro se for fotografar sequencialmente, a ponto de ter que esperar as pilhas esfriarem para o próximo reload e disparo.
ResponderExcluirCom relação ao disparo remoto, achei perfeito. estou pensando em comprar mais dois desses e montar um estúdio portátil. porém usarei disparadores por radio da APUTURE para ter garantia de disparar todos os flash mesmo que nao esteja na visada da camera como por exemplo, luz para ofundo atrás do tema principal.
Pra uso amador, sem muito compromisso como é o meu caso, dou 10, mas se for pra uso profissional teremos que investir os outros 75% pois numa festa de casamento bem agitada, o que se pagou a mais sairá na urina....
Olá pessoal!
ResponderExcluirComo estão esses flashes 2 anos depois?
Encontrei o blog há alguns meses atrás e fiquei bastante tentado a comprar esse modelo ou o 690, encontro sempre comentários muito positivos, mas gostaria de saber a longo prazo, quanto durou ou se ainda está durando?
Como já faz bastante tempo, é provável que já esteja utilizando outro flash, se sim, qual? Da pra comparar?
obrigado!
Olá.
ExcluirNa verdade usei pouco o flash e acabei vendendo ele.
Mas nunca tive problemas com o mesmo. Achei bom, com boa durabilidade das baterias e preço justo, ainda mais se comprar direto da china (dx.com). Vale a pena.
Abraço.
Ok Rafael, muito obrigado pelas informações!
ResponderExcluirEntão, acho que para um iniciante esse modelo "dá pro gasto". Será apenas o primeiro speedlight, é para aprender um pouco mais e dominar a maquina.
Só gostaria de tirar mais algumas duvidas, quantos disparos aproximadamente você chegou a fazer com ele? Se comprou outro depois de vendê-lo? Se sim, qual? E se sim, sentiu muita diferença?
Obs: Conhece o projeto www.riojovem.com.br?
Vale a pena dar uma olhada, tem coisas bem legais. É de um curso de fotografia do Colégio de Aplicação da UERJ. Alunos do ensino fundamental e médio.
Abraço!