Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Efeito "Véu" em cachoeiras e quedas d'água

Olá!

Após um passeio por uma trilha, muitos tombos, conseguir enterrar a objetiva da T2i no barro, etc., registrei alguns momentos e testei o efeito Véu, que sempre quis fazer mas não havia visitado nenhuma cachoeira nos últimos tempos.

Mas como funciona?

Quando tiramos uma foto, a câmera em automático, ou qualquer outro modo onde o tempo de exposição não é ajustado automaticamente, a câmera tenta escolher este tempo no menor valor possível, assim, as tremidas são evitadas. Desta forma, uma foto de uma queda d'água fica assim:


Mas a água está parada! Não passa a sensação de movimento. A foto foi tirada em ISO 3200, f/3.5, 1/200s, 18mm.

Para tentar passar a impressão de movimento, e conseguir um efeito, que ao meu ver, fica mais bonito, precisamos de um tempo de exposição mais alto. Para isto, é necessário que se limite a quantidade de luz captada pela câmera, senão, a imagem ficará muito clara, chegando ao ponto da água virar uma "mancha branca".

Como fazer?
Primeiro: UTILIZE O ISO MAIS BAIXO POSSÍVEL.
No caso da T2i, coloque em 200, que é o menor valor disponível. Assim, a sensibilidade à luz do sensor da câmera será menor, precisando de mais tempo para captar a mesma quantidade de luz.

Segundo: DIMINUA A ABERTURA.
No caso da lente que eu estava usando (uma 18-135mm), utilizei f/22. Lembre que valores mais altos representam aberturas menores. Quanto mais fechada, menos luz irá passar.

Terceiro: NÃO MEXA A CÂMERA.
Use um tripé, uma pedra, treine apnéia, pare de tremer, etc. Como não dava pra carregar um tripé na caminhada, não consegui achar nenhum apoio bom para a câmera. A solução foi segurar a câmera firme, tentar não tremer e parar de respirar durante o clique. Coloquei a câmera em burst e tirei umas 5 fotos, assim, selecionei a menos pior.

Dá para tentar utilizar o modo TV da câmera, assim, apenas selecione o tempo de exposição que deseja. Exposições acima de 1/10 de segundo já conseguem bons efeitos.

A seguir, uma foto do mesmo local com um ajuste diferente:

Esta foto foi registrada com ISO 200, f/14, 1/3s, 18mm.

NEM TUDO É PERFEITO!
Neste dia, a mata fechada e o tempo nublado ajudaram. Como? Havia pouca luz no local, então, ajustar o ISO e a abertura foram suficientes para obter o efeito desejado, mas em casos onde há muita luz, com sol, as vezes o menor ISO e a menor abertura não são suficientes para obter grandes exposições, então precisamos de mais uma forma para limitar a passagem de luz.
Para isto, normalmente são utilizados filtros. Filtros ND (Neutral Density) reduzem a quantidade de luz, como se fosse um "óculos escuro" para a câmera, obrigando ajustes diferentes. Normalmente são encontrados como ND +1, +2, +3, etc. Quanto maior o número, menos luz o filtro deixa passar. Na falta de um filtro ND, um filtro polarizador também limita a passagem de luz, porém, como menor intensidade, e ainda devemos ajustar a polarização do mesmo. Neste dia não foi necessário e eu não possuo o filtro também.

Seguem mais algumas fotos dos efeitos que consegui.

ISO 3200, f/4, 1/250s, 25mm.

ISO 200, f/9, 1/15s, 26mm.

ISO 200, f/22, 1/1,5s, 26mm.
Nas 3 fotos acima foram removidas as pessoas através da ferramenta Content Aware do Adobe Photoshop, pois o objetivo principal era o efeito na água.

Mais uma de outro lugar:

ISO 200, f/13, 1/1.2s, 24mm.

As fotos foram tiradas na trilha do Salto dos Macacos em Morretes-PR. Vale a pena conferir, mas o caminho é cansativo.

CLIQUE NAS FOTOS PARA ABRIR EM TAMANHO GRANDE.

Abraços!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lua!

Só pra desejar uma boa noite aos frequentadores deste pequeno blog, uma foto da lua, tirada ontem.



ISO 200 - 1/500s - f/11 - T2i + 250mm.

Abraços!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nova aquisição: CANON SX-210 iS

Olá pessoal!

Estão cada vez maiores os intervalos entre postagens, mas a vida é assim, e o tempo em Curitiba não ajuda nada para tirar fotos.

Uma SLR é complicada para carregar, ainda mais com acessórios. Preciso de uma mochila para carregar tudo, literalmente!


Perdi algumas oportunidades de fotos por não poder levar a câmera, seja por falta de praticidade, seja por medo mesmo. Então resolvi comprar uma compacta.
Já estava ciente das limitações deste tipo de câmera, ainda possuo uma Sony W-50, com uns 5 anos de uso, mas há uma mancha na lete dela, e o foco anda lento.
Queria uma compacta, com recursos manuais de exposição e abertura, e que tivesse um bom zoom, um modo de vídeo em que o zoom funcione durante a filmagem (apesar de nunca filmar).
Sou fã assumido da Canon, gosto das funções, e me adapto muito bem com a disposição dos comandos, que são parecidos nos diversos modelos de câmeras.

Minha escolha foi uma Canon SX-210 iS. Gostei muito da aquisição e resolvi fazer um REVIEW:


O zoom ótico de 14x impressiona, e a qualidade ótica, para mim, é muito boa.

O modo macro, de 5cm. não é dos melhores se compararmos com a concorrência, mas é suficiente. Normalmente quando aproximamos a câmera mais que isso do objeto, acabamos por obstruir as fontes de luz.

O flash, acredito seja o pior dos recursos dela. O alcance é curto, então, em ambientes pouco iluminados, o resultado pode ser um fundo escuro com os objetos do primeiro plano bem iluminados. Mas, parece que os flashes estão cada vez piores. O legal do flash é que ele fica guardado, e abre-se sempre que você liga a câmera. Para desativar, basta fechá-lo empurrando com a mão, fácil assim. Para reativar, basta levantar (manualmente). Há um pequeno ressalto para isso.
Quando liguei a câmera a primeira vez, estava com o dedo sobre o mesmo. Ele tentou levantar, e retornou para a posição fechado. De início me preocupei se isso não causaria um dano ao mecanismo, mas, aparentemente, o funcionamento é assim mesmo.
Ponto positivo também é que ele fica mais distante da lente, e longe do centro desta, isto reduz a incidência de olhos vermelhos.
Fora que eu achei legal também!



Os recursos são interessantes. Possui todas as funções que eu encontrava na SX-10, e mais algumas.

Modo M:
Totalmente manual, permite ajuste de abertura, tempo de exposição, ISO, WB e potência do flash.

Modo AV:
Permite os mesmos ajustes do modo manual, exceto o tempo de exposição, mas oferece um ajuste de compensação de exposição. Sendo que o ajuste de abertura fica em primeiro plano na tela, bastando girar o dial. A abertura pode ser selecionada desde f/3.1 (f/5.9 em comprimento focal máximo) até f/8.
Foto registrada em modo AV (f/3.1 - 1/60s - ISO 100 - 5mm - Com flash - Vivid Colors)


Modo TV:
Permite os mesmos ajustes do modo manual, exceto a abertura, mas oferece um ajuste de compensação de exposição. Sendo que o ajuste de tempo de exposição fica em primeiro plano na tela, bastando girar o dial. Valores de 15 segundos até 1/3200.

Modo Programa:
Um modo "automático customizável".

Modo Auto:
Como o nome diz: Automático! Permite ajustes de resolução e qualidade de imagem e desligar o flash e selecionar o temporizador.
Foto registrada em modo AUTO (f/3.1 - 1/60s - ISO 640 - 5mm - Sem flash) - Note que o modo AUTO optou por usar ISO mais alto e não usou flash, o que causou maior ruído na imagem.

Modo Fácil:
Aponte e atire! Permite desligar e ligar o flash.

Modos Retrato, Paisagem, Paisagem Noturna, Crianças & Animais e Interior:
Use cada um para a situação selecionada, estes modos tentam otimizar as cenas para uma captura ideal.

Modo Cena:
Possui diversas opções legais:
OBTURADOR INTELIGENTE:
Detecta sorrisos e bate a foto quando a pessoa sorri, ou pode detectar a pessoa piscando, e tenta tirar a foto com os olhos abertos, ou então pode detectar quando mais um rosto aparece na imagem, e então fotografa.

LUZ FRACA:
Reduz o tamanho da imagem (3.5 Megapixels), para tentar capturar imagem com menos luz, sem uso do flash, aumentando o ISO até 6400. Claro que isso produz mais ruído.

ACENTUAÇÃO DE COR:
Aponte para a cor desejada e aperte o botão para selecionar. A cor escolhida, será registrada, e todo o resto da imagem fica em preto e branco. Um efeito legal.


TROCA DE COR:
Escolha a cor como no modo anterior, e escolha uma nova cor para substituir, funciona muito bem.

EFEITO OLHO DE PEIXE:
Um efeito legal da distorção de lentes tipo olho de peixe. Pena que é só um efeito.

EFEITO MINIATURA:
Efeito semelhante a uma lente tilt-shift. Desfoca duas faixas da imagem, trazendo um efeito semelhante de miniatura.
Uma pequena árvore (uns 30cm) utilizando o efeito miniatura.

PRAIA:
Ajusta a câmera para uso com luzes do sol intensas.

FOLHAGEM:
Registra com cores mais vivas para destacar as imagens de natureza.

NEVE:
Ajusta a câmera para o excesso de branco de cenas com neve, tentando evitar estouros de tons claros.

FOGO ARTIFÍCIO:
Utiliza tempos de exposição mais longos, para capturar fogos de artifício, requer um tripé ou um ótimo apoio.

CORTE E COLA:
Utilize para montar efeitos de panorâmicas, tire as fotos e depois junte no programa que vem com a câmera, ou mesmo no Photoshop.

*** A maioria destes efeitos, podem ser criados em programas de edição (leia Photoshop ou similares), porém, nem todos todos têm paciência ou conhecimento para fazê-lo.

O vídeo tem boa qualidade sendo em 720p (HD), possui 2 microfones para gravar o som estéreo.
A tela é bem grande, no formato 16:9, então, quando se tira fotos com formato padrão as bordas da tela ficam com duas faixas pretas. Caso o formato das fotos, ou mesmo os videos, estejam no formato da tela, esta é completamente utilizada.

A bateria dura bastante, passei das 400 fotos, sendo aproximadamente metade com flash e ainda sobrava carga. Para carregá-la, basta remover a bateria, encaixar no carregador e colocar na tomada. Já encomendei uma bateria genérica da china, por menos de U$ 10,00. Quando chegar eu altero aqui e digo se presta.

No geral, gostei muito da câmera, se eu comparar ela com a minha ex SX-10, não percebo muitas diferenças. A abertura da objetiva era um pouco maior, e o zoom também. Mas em termos de recursos e qualidade das imagens é equivalente.

Minha única reclamação fica para o Flash. A potência é muito baixa, inferior às câmeras de mesma categoria.

Se você quer uma câmera compacta, para carregar no bolso e que tenha um bom zoom, essa é uma boa escolha.

Agora não vou ficar sem fazer fotos por causa do tamanho da T2i

Cliquem nas fotos para ver em tamanho maior.

Abraços!
Comentem, pergunte, corrijam, critiquem, fiquem à vontade!