Faz muuuuuuuuuuuuuuito tempo que não coloco nada novo por aqui, a falta de criatividade/tempo está matando, não tenho tirado muitas fotos, mas hoje, chegaram dois brinquedos novos, um deles é uma Canon 100mm Macro 2.8 USM.
Testei muito pouco, mas já achei a lente show, já estou até vendendo meu kit de tubo extensor com contatos que eu comprei alguns meses atrás.
Fiz alguns comparativos, sem levar em conta a qualidade de imagem, fotos a noite, dentro de casa, sem flash externo, é complicado, mas, para comparar as opções de ampliações disponíveis, coloco aqui algumas amostras.
Primeiro, utilizando o tubo extensor (65mm) e a 50mm 1.8:
Segundo, utilizando a 18-135 (em 135mm) com o tubo extensor (65mm):
Depois, testei a 55-250 (em 250mm), a primeira foto com o tubo extensor, a segunda, utilizando a raynox DCR-250:
E, por último, o brinquedinho novo, a 100mm Macro, 31 cm de distância do objeto, ampliação 1:1
Ampliação 1:1, significa que o objeto capturado possui o mesmo tamanho do sensor da câmera, ou seja, a área de captura é de 23mm de largura por 15 mm de altura.
As lentes normalmente, só são consideradas Macro, quando possuem este tipo de ampliação 1:1.
Não satisfeito com os testes, coloquei a Raynox na frente da 100mm e o resultado foi este:
Em todas as fotos com o tubo e na foto da 100mm, a ampliação é praticamente a mesma, porém, a 100mm possibilita focar a uns 30cm da lente, enquanto usando o tubo extensor, o objeto estava a menos de 15 cm, e só consigo ajustar a abertura devido estar utilizando um tubo com contatos (que custa 5 vezes mais).
Nas fotos com a raynox, a ampliação passa os 1:1, mas é devido ao elemento ótico da raynox e a maior proximidade de foco que ela proporciona.
Maaaasss... ainda assim a 55-250, utilizando a Raynox, possibilita uma ampliação maior, porém, com maior dificuldade para focar, e menor luminosidade.
O teste foi simples, coloquei pouca coisa e é apenas um comparativo de ampliação, só para quem, como eu, tinha dúvidas em comparar uma 100mm e uma zoom+raynox.
Abraços.